FANDOM

O relevo é o conjunto das formas da crosta terrestre, manifestando-se desde o fundo dos oceanos até as terras emersas, e é resultado da ação de forças endógenas, ou exógenas. Encontramos formas diversas de relevo: montanhas, planaltos, planícies, depressões, cordilheiras, morros, serras, inselbergs, vulcões, vales, escarpas, abismos, etc.

A exemplo do Brasil os relevos são; costas litorâneas e planícies constituídas por pequenas elevações que variam entre 0 e 200 metros que se estendem nas regiões sedimentares dos grandes rios e suas bacias. Na América do Sul, encontramos relevos na região do Amazonas e do Rio da Prata; na América do Norte nas bacias do Rio Mississipi e na região dos Grandes Lagos. A parte central é composta por planaltos que chegam a atingir 1.500 metros acima do nivel do mar. Já as grandes cadeias de montanhas se prolongam em uma coluna dorsal pela parte ocidental das américas, ao sul os Andes, Sierra Madre Ocidental e Oriental, ao norte as Montanhas Rochosas e Montes Apalaches.

Também no FANDOM

Wiki aleatória